Aliando a teoria com a prática, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Avantis promoveu mais uma edição do projeto Ateliê Vertical, que envolveu alunos de todos os períodos do curso, que foram divididos em mais de 30 grupos. Com o apoio dos professores, os acadêmicos se uniram com o desafio de aliar conhecimento técnico e muita criatividade na criação de um novo totem para o Rotary Club e de uma revitalização da área pública em que ele está localizado. E na noite da última sexta-feira, 15, os melhores projetos foram premiados, em uma cerimônia que contou a presença dos alunos, professores e da comissão do Marco Rotário do Rotary. Foram citados os três projetos com a melhor Requalificação Urbana de Nó Viário e os três melhores projetos do Marco Rotário. A Premiação Geral contou com primeiro e segundo lugar e duas menções honrosas. Estes projetos ainda serão apresentados para todos os membros rotarianos do Clube, que irão escolher qual será executado.
Mais do que uma escultura, o governador do Rotary do distrito 4651, Carlos Fernandes de Alcântara Junior, lembra que o marco rotariano dá boas vindas ao rotariano visitante ou que esteja de passagem pela cidade ou localidade. Ele explica que a reformulação do marco é algo que está acontecendo em todas as localidades, já que em sua maioria, eles estão ultrapassados. Christiane Heemann, Presidente da Comissão do Marco Rotário do Rotary, afirma que o clube ficou muito contente com a oportunidade e com o fato de a Faculdade Avantis ter abraçado a ideia proposta. “Ficamos impressionados com a qualidade dos projetos. Os alunos realmente pesquisaram a nossa história e o mais bacana é que fizerem o projeto em cima de um problema real. Agora vamos escolher um destes projetos premiados e vamos executar”, diz.
A coordenadora do curso, Tatiane Pires Passos, explica que os projetos foram feitos em apenas cinco dias, em ateliês que foram montados na própria faculdade, durante o horário de aula. “Os alunos de cada grupo, em sua maioria, não se conheciam e precisaram desenvolver o projeto com a assistência dos professores do nosso curso, que acompanharam o desenvolvimento de cada grupo. Eles realmente se empenharam nos desenvolvimentos das propostas”, diz. A professora aproveitou a oportunidade durante a premiação e renovou o convite para o próximo semestre, que vai contar com uma nova proposta e um novo desafio