27 de abril de 2016

Espaços gastronômicos ganham maior integração com uso do sistema Reiki.

Tem a cozinha do dia a dia e tem o espaço gourmet. O novo ambiente surgiu há alguns anos e tem se tornado o cantinho querido da casa e até de restaurantes. Novos empreendimentos imobiliários já contam com o ambiente na varanda, na cobertura ou mesmo dentro de casa. Para deixar o lar ou o restaurante mais aconchegante, segundo o arquiteto catarinense Ileon de Mello, sistemas de envidraçamento que permitem integração ao ambiente externo e mais iluminação natural podem contribuir para valorizar o espaço.
O arquiteto assina, por exemplo, o projeto do espaço gourmet do restaurante Sabores do Mar, na Avenida Atlântica, e a reforma da tradicional Macarronada Italiana, na Avenida Gastronômica, ambos em Balneário Camboriú, uma das cidades mais badaladas do Sul do Brasil. Em ambos os projetos, ele usou o sistema Reiki para valorizar a vista para o mar – no caso do restaurante da Avenida Atlântica – e para aproveitar melhor os diferentes espaços, no caso da Macarronada Italiana.
O mesmo aconteceu no Empórium Bocaiúva, tradicional delicatessen e espaço de happy hour situado de frente para a Rua Bocaiúva, uma das regiões mais nobres e charmosas de Florianópolis (SC). A arquiteta Gisela Andrade decidiu aplicar o sistema Reiki ao perceber que ele permitia a integração total dos ambientes, com ocupação mínima de espaço.
Macarronada Italiana: integração dos salões
A melhor integração entre os espaços do restaurante é resultado da aplicação do sistema de envidraçamento Reiki nas aberturas externas e internas entre os salões, deixando os ambientes sem obstrução visual. Além disso, segundo o arquiteto Ileon de Mello, o recolhimento lateral das folhas de vidro deixa o acesso totalmente livre e possibilita a ampliação dos espaços.
Sabores do Mar: vista para a praia valorizada
No restaurante especializado em frutos do mar, o arquiteto optou pelo uso do Reiki pela versatilidade de obter quase 100% de abertura. “Dessa forma conseguimos uma maior integração entre o salão e o deck externo, valorizando a paisagem para a Praia Central”, destaca. No centro do restaurante, o espaço de trabalho do sushiman ganhou um aspecto de “aquário gourmet” com a aplicação do Reiki na abertura para o deck, de onde os clientes podem acompanhar o preparo das delícias do menu japonês.
Empório Bocaiúva: união de bar e delicatessen
O local mistura uma tradicional delicatessen e um dos espaços de happy hours mais badalados da capital catarinense. Aqui, a arquiteta Gisela Andrade optou pelo uso do Reiki com o objetivo de ganhar amplitude e integrar os ambientes da área externa do Empório, especialmente disputada pelos clientes após às 18h. O uso do vidro ainda valoriza o projeto arquitetônico da loja, incluindo o espaço de vinhos e de produtos gourmets do lugar. “Mais do que uma questão apenas estética, a aplicação do Reiki é primordial para o conforto das pessoas que usufruem do espaço”, pontua a arquiteta, uma das pioneiras no uso do sistema de envidraçamento em restaurantes em Santa Catarina.

Texto: Adão Pinheiro  / Buriti Jornalistas Associados