O evento, realizado paralelamente a 6ª edição do CINERAMABC, em Balneário Camboriú (SC), juntará cineastas e produtores latinos no mês de julho.
Entre 14 e 24 de julho de 2016, produtores latino-americanos terão a chance de se encontrar no Brasil, durante a 6ª edição do CINERAMABC, Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú. Os interessados em conhecer e apresentar projetos no encontro promovido pelo festival podem se inscrever no site www.cineramabc.com.
O Encontro nasceu com o objetivo de potencializar e impulsionar o cinema e a coprodução nacional e internacional. O 3º Encontro de Coprodução ocorrerá paralelo à programação do Festival e oferecerá a produtores, profissionais e diretores a oportunidade de apresentar seus projetos em desenvolvimento a potenciais coprodutores da América Latina.
Além disso, os projetos concorrem ao Prêmio Cineramabc de Coprodução. O projeto escolhido pelo júri estabelecerá um pré-acordo de coprodução, onde serão oferecidos serviços e equipamentos orçados em aproximadamente R$ 70 mil.
O cinema latino-americano sofreu na história com o isolamento econômico entre os diferentes países que o compreende. Esse isolamento impediu a criação de um mercado de cinema comum, pois cada país ficava à deriva da demanda de seu mercado interno. Dessa forma, o Encontro de Coprodução Cineramabc vem para quebrar barreiras e aliar produtores dos variados países em meetings e encontros que proporcionem projetos e criações conjuntas na indústria do audiovisual.
A América Latina compreende a quase totalidade das Américas do Sul e Central. A região engloba 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. “A intenção do encontro é promover a troca de experiências e oportunidades de negócios em coprodução”, afirma André Gevaerd, fundador do festival e idealizador do encontro.
Os projetos convidados terão a chance de conhecer diversos parceiros em potencial. Será feita a preparação dos encontros e dos selecionados, fornecida informação sobre as possibilidades de coprodução internacional no negócio do cinema e nos mercados internacionais. Serão realizados os pitchings dos projetos, encontros individuais no formato One-to-One (um produtor com outro produtor) e Round Tables (mesas redondas) com potenciais parceiros para o seu projeto.
Os outros participantes poderão buscar informações a respeito dos projetos e poderão solicitar reuniões. Também haverá exposições sobre as possibilidades de produção na América Latina oferecidas por profissionais e/ou responsáveis por instituições. Além das diversas possibilidades de encontros formais promovidos pela direção do evento, será a chance ideal de encontrar outros produtores e diretores para trocar idéias e compartilhar suas experiências.
Sobre o Festival
O CINERAMABC está em sua sexta edição e ocorre todo ano na cidade sul litorânea de Balneário Camburiú, em Santa Catarina. O Festival é realizado anualmente e já contou com apoio da Ancine – Agência Nacional do Cinema, Cinema do Brasil, Ministério da Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura e Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Fundação Cultural de Balneário Camboriú e à Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.
Para participar como ouvinte envie um e-mail para encontro@cineramabc.com