Chegar ao verão com tudo em cima tem se tornado o objetivo de homens e mulheres ao longo dos anos. Para tanto, alimentos mais saudáveis foram incorporados à alimentação e a atividade física passou a fazer parte da rotina de milhares de pessoas.
Cuidar do corpo requer disciplina e força de vontade, mas com dedicação os resultados não demoram a aparecer, seja na perda de peso, seja na definição corporal, ou mesmo na qualidade de vida.
Quando os objetivos vão além da manutenção do peso, ou cuidar da forma física, muitas pessoas recorrem aos procedimentos cirúrgicos em busca de resultados, como implantes mamários, lipoaspirações e abdominoplastias.
O cirurgião plástico Andy Ern, que atende em Itajaí, confirma o que muitos pacientes perguntam em seu consultório: cirurgias plásticas nos meses mais frios tem sim algumas vantagens.
“O inverno traz sim algumas vantagens sobre os meses quentes, principalmente quando o assunto é pós-operatório”, observa o médico. Segundo o Dr. Andy o inchaço costuma ser menor e isso fica mais evidente para cirurgias como a lipoaspiração, abdominoplastia e cirurgias de face, onde o edema (inchaço) é mais proeminente.
Para ajudar a entender o médico pontua algumas vantagens:
Menos inchaço e mais conforto
No calor é comum haver inchaços nas áreas operadas, o que acontece menos no frio. Este “conforto” é decisivo para muitas pacientes.
Uso de cintas e modeladores
Procedimentos de mamas e abdômen, por exemplo, requerem o uso de sutiãs e cintas para ajudar na recuperação. No calor, esse período causa mais incomodo nas pacientes.
Menor exposição solar
Com o sol mais fraco no inverno, fica mais fácil cuidar para que a área operada fique protegida da incidência solar. Isso ajuda bastante na recuperação e evita cicatrizes e marcas indesejadas.
Tempo de recuperação até o verão
O resultado final de uma cirurgia demora meses para aparecer. É preciso diminuir o inchaço e cicatrizar as incisões. Se o objetivo é aproveitar para exibir o resultado no verão, antecipe a cirurgia e garanta tempo para a recuperação.
“É importante frisar que operar nos meses frios, ou no verão, não influência em nada no resultado final da cirurgia, nem na cicatrização. As vantagens estão no conforto que a estação mais fria proporciona”, finaliza o cirurgião.