1 de junho de 2016

Terapia em tempos de crise.

 Cenário econômico instável faz crescer a procura por atendimento psicológico.
A psicóloga Renata Stulp Scheide explica alguns passos importantes para quem está passando por dificuldades nesse período.
O cenário de crise econômica e as baixas expectativas de melhora da situação do país em curto prazo faz crescer os níveis de stress e ansiedade na população. Com isso, tem-se notado também um aumento na procura por atendimento psicológico. A psicóloga Renata Stulp Scheide trabalha entre outra linhas com a psicologia relacional sistêmica, que analisa o indivíduo dentro do sistema em que ele está inserido. Ela afirma que a procura por terapia aumentou com a situação atual do país e explica como a psicologia pode ajudar as pessoas que estão passando por problemas relacionados à crise econômica.
A psicóloga explica que um dos pontos chave da Psicologia Relacional Sistêmica é o fato de ela sempre analisar o indivíduo como um todo, dentro do sistema familiar, social e de todo o contexto com o qual ele se relaciona. “A gente nunca vê indivíduo sozinho no mundo”, afirma. Desta fora, no caso da crise econômica, seria um erro ignorar a crise, pois ela faz parte do sistema, o que se recomenda, segundo ela, é que possa se buscar soluções e alternativas a partir do autoconhecimento, e da consciência dos problemas a serem enfrentados.
“É preciso estar com a autoestima e a autoconfiança elevadas para se conseguir enfrentar todas essas dificuldades de cabeça erguida, seja a perda o emprego, a falência de uma empresa ou até mesmo o medo e a ansiedade de que isso aconteça. Essa segurança é muito importante para que a pessoa possa saber destacar o seu diferencial no mercado de trabalho e encarar novos desafios”, salienta.
Renata Scheide explica que nos casos em que a pessoa está níveis elevados de stress e ansiedade, a terapia pode ajudar a dar um novo significado ao que está acontecendo, ajuda a ver o lado positivo e também na preparação psicológica e emocional para grandes mudanças. “O trabalho é sempre focado em consciência, aprendizagem e mudança. Esse trabalho é feito também agora na crise tanto para que pretende restabelecer uma empresa como para quem está em busca um novo emprego, ou mudar de área”, comenta.
A psicóloga comenta que em seu consultório também acompanha casos de pessoas que aproveitaram o momento da crise para investir em algo novo. Ela aconselha que, para ter maior chance de sucesso é preciso seguir alguns passos:
1 – Estar bem consigo mesmo. A psicóloga explica que é importante parar, respirar e ter consciência das próprias emoções, o que pode incluir passar por um período de luto. Ela afirma que no caso de ansiedade, a prática de exercícios físicos é muito recomendada.
2 - Estar bem com a família – Segundo a psicóloga, é importante não permitir que a situação de crise abale as relações familiares. Ela recomenda que se reserve momentos para estar com a família.
3 – Planejar-se financeiramente – Ela explica que o caminho não é ignorar a crise e sim, ter consciência da situação afim de fazer um bom planejamento.
4 – Fazer uma auto avaliação -  O objetivo da auto avaliação é identificar pontos fortes, qualidades e diferencial no mercado.
A psicóloga Renata Stulp Scheide afirma ainda que não existem fórmulas prontas e que cada pessoa é única. Ela salienta que caso a pessoa sinta a necessidade de buscar apoio psicológico para enfrentar esse momento, esta não precisa se sentir uma pessoa mais fraca ou inferior aos demais. “O trabalho psicólogo é ajudar o paciente a buscar suas próprias forças e a enxergar novas e melhores perspectivas”, completa.
 Psicóloga Renata Stulp Scheide CRP 12/10984
Terapeuta Relacional Sistêmica (Atendimento Individual, Casal e Familiar)
Rua Samuel Heusi, 463 – Sala 412 – Edifício The Office Business Center
Itajaí - Fone: (47) 9628-4041

Divulgação: Walkiria Verkade/ W Conecte Assessoria de Comunicação