Atualização altera ponto de início do percurso e o trajeto final com a divisão de um dos trechos.
O primeiro roteiro oficial de cicloturismo do Brasil, o percurso da Costa Verde & Mar, foi atualizado. Os 270 quilômetros que integram paisagens rurais e litorâneas, passaram a contar com sete etapas. Uma das novidades refere-se à divisão do trecho de retorno, localizado entre as cidades de Bombinhas e Itajaí e considerado o mais longo, somando 60 quilômetros. O trajeto era repleto de morros e estradas que tornavam a proposta de grau alto. Com a alteração, o retorno passa a ter duas etapas de 35 quilômetros, que percorrem áreas mais planas, consideradas de nível moderado. “A proposta foi aplicada para que o cicloturista tenha uma estadia tranquila e possa visitar os pontos turísticos com facilidade”, explica o presidente da Associação de Ciclismo (ACBC), Henrique da Silva Wendhausen.
Além disso, foi modificado o início do trajeto, que passa a ser em Itajaí e alterado o fluxo final de chegada da etapa quatro, que liga os municípios de Camboriú e Bombinhas. Antes da atualização, na cidade de Porto Belo, o cicloturista deveria seguir no sentido norte, porém agora poderá percorrer percursos nunca explorados no roteiro, pela área sul.
![Divulgação: Oficina das Palavras / Martha Kienast.](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnteZ0U0OQ415wtDHlTqo_n1E1oAqrw9Ak0SeO2udD_EKZ-Gb3y-AP-q-zKIrSomzTSTEF2zful8azgF3cvIVXHyJioUvQVgKP0CNovxXFRzd_RGHTH4JVj-Esj4GgAOyIdLepDJXPp80H/s320/Foto_001-2016+%2528Roteiro+de+Cicloturismo_Pedalli+Costa+Verde+%2526+Mar+Abril+de+2016_menor_corte%2529.jpg)