14 de abril de 2017

É preciso cuidado com os excessos da Páscoa!

* Aline De Fave
A época mais doce do ano está chegando! Muitas são as variedades de chocolates que encontramos nas prateleiras dos supermercados, mas você sabe qual seria o melhor para a sua saúde? O chocolate é um alimento com propriedades funcionais que, além de delicioso, pode ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, câncer, combater a depressão e a ansiedade.

Todos estes benefícios são devido a um de seus ingredientes, o cacau, que, por possuir grande concentração de flavonóides, tem ação anti-inflamatória e também antioxidante (combate os radicais livres). Porém, para garantir estes benefícios, você deve escolher os chocolates escuros, com 70% ou mais de concentração de cacau, e consumir em quantidade apropriada, que seria de aproximadamente 30 gramas ao dia.

O chocolate de leite e o chocolate branco não são opções saudáveis, devido à alta concentração de açúcar e gorduras saturadas.

Atenção aos diabéticos! Mesmo que consumam chocolates diet, devem ingerir com moderação, já que, apesar deste tipo de chocolate não possuir o açúcar simples, continua contento gorduras e até em quantidades maiores, o que pode ser prejudicial principalmente à saúde cardiovascular.

É preciso moderação. Se consumido em excesso, principalmente por crianças, pode desequilibrar o sistema gastrointestinal, causando desconfortos abdominais, cólicas, vômitos e diarreia. Além disso, o consumo abusivo pode aumentar a ansiedade e o apetite, que ocasionará um aumento de peso. Consuma com moderação e aproveite sua páscoa saudável.

* A autora é nutricionista do programa Mais Vantagens do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sincomércio)