5 de setembro de 2017

Águas de Camboriú apresenta proposta para assumir investimentos do sistema de esgoto no município


Representantes da Águas de Camboriú – concessionária responsável pelo abastecimento e saneamento básico no município – apresentou ontem, em reunião com vereadores, prefeito e integrantes do Executivo, a proposta de assumir 100% dos investimentos necessários para implantação do sistema de captação e tratamento de esgoto na cidade.  Será o maior investimento em saúde e qualidade de vida já realizada na história de Camboriú.

O estudo técnico preliminar apresentado pela empresa prevê cobertura de toda a área urbana de Camboriú, a curto médio e longo prazo. Ao todo serão 237 quilômetros de rede e capacidade de tratamento de 220 litros por segundo. A estrutura é suficiente para atender uma população de até 180 mil habitantes. A proposta supera os investimentos que seriam realizados com recursos do PAC, suficientes para construir apenas 160 quilômetros de rede. Além disso, o estudo prevê um sistema mais eficiente e com redução significativa de odores se comparado à concepção anterior, que utilizava o sistema anaeróbico.

O projeto preliminar apresentado foi desenvolvido com base nas áreas em expansão da cidade e de acordo com o Plano Diretor de Camboriú. Pela nova proposta, os investimentos necessários para a implantação do sistema fica sob responsabilidade da concessionária. Segundo o presidente da Águas de Camboriú, Ricardo Miranda, a reunião com  os vereadores e o poder Executivo reforça a posição da da concessionária como uma empresa aliada ao município, comprometida com o desenvolvimento econômico e social da cidade. “É inconcebível que, em pleno ano de 2017, Camboriú tenha zero por cento de cobertura de tratamento de esgoto. Queremos reverter este quadro no menor tempo possível”, diz.

O líder do governo na Câmara, vereador Ângelo César Gervásio, diz que está confiante na proposta apresentada pela empresa e acredita que será benéfico a Camboriú. “Precisamos desta parceria para que a cidade tenha um sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto eficiente”, observa. Uma das solicitações dos vereadores foi a possibilidade de estruturar, junto à estação de tratamento, uma área de convívio social e de preservação do meio ambiente. A concessionária já se posicionou favorável à proposta, tendo inclusive experiências de sucesso semelhantes em outras cidades do Brasil.

O secretário municipal de Saneamento, Alexandre Silveira, acredita que a reunião tenha sido o primeiro e importante passo para, de fato, Camboriú dar início ao projeto de implantação de seu sistema de saneamento básico. O Executivo prometeu retornar com uma resposta oficial à proposta da concessionária o mais breve possível.