Nesta terça-feira, dia 3, das 9h às 11h, a Marina Itajaí será palco para a cerimônia de batismo do primeiro veleiro de expedições e pesquisas oceanográficas do Brasil. Também é a primeira embarcação do gênero construída por uma universidade, a UFSC.
“A Marina Itajaí se tornou ponto de referência de veleiros como alguns da Volvo Ocean Race e outros de diversos países. Além disso, a escolha pela Marina Itajaí para o batismo, sem dúvida, se deve ao fato de ser um lugar muito seguro, onde as embarcações ficam bem protegidas de ventos fortes e de ondulações da maré. Sua estrutura de serviços náuticos é completa, além da paisagem e das atrações de lazer como a gastronomia”, comenta o coordenador geral e comandante do Veleiro ECO, Prof. Dr. Orestes Estevam Alarcon.
Durante a cerimônia de inauguração do Veleiro ECO, professores, autoridades, imprensa e convidados também poderão conhecer a Carta de Itajaí - 2017. O documento será desenvolvido durante o 1° Encontro Sobre Lixo Marinho do Atlântico Sul, que acontece um dia antes, no Centreventos, com a proposta de discutir ações para reduzir o lixo marinho. Professores e alunos que participarem do evento no dia anterior já poderão visitar o veleiro na Marina Itajaí.
A primeira expedição científica
Com o objetivo de aprimorar e expandir as pesquisas oceanográficas em várias regiões brasileiras, o Veleiro ECO tem previsão de saída no início do mês de novembro com destino aos arquipélagos São Pedro e São Paulo ao leste de Pernambuco, a Abrolhos no litoral da Bahia e ao ponto extremo leste do território brasileiro, Trindade e Martim Vaz no Espírito Santo. Durante um mês, pesquisadores irão monitorar e estudar comunidades de plâncton, microorganismos que, por meio da fotossíntese, são responsáveis pela metade do oxigênio do planeta.
“O papel das expedições científicas oceanográficas é justamente o de monitorar e proteger a vida de ecossistemas marinhos. Por este motivo, desenvolver a ciência e a tecnologia do mar, além de promover a divulgação sobre a importância de um oceano limpo para futuras gerações devem ser uma das questões mais importantes do século 21”, explica o coordenador geral e comandante do Veleiro ECO, Prof. Dr. Orestes Estevam Alarcon.
Para realizar as primeiras análises a bordo com a equipe de pesquisadores das áreas de oceanografia, biologia, ecologia e engenharia, o veleiro possui uma plataforma de pesquisa para acomodação de equipamentos oceanográficos e um laboratório de análise da água instalado próximo à popa. Possui características de segurança e navegabilidade, permitindo expedições científicas de grande porte, incluindo as expedições polares, particularmente a Antártica. A motoração elétrica sem ruído e quilha retrátil também permitirão navegação em águas rasas de mangues e estuários de rios; áreas muito sensíveis ao adensamento urbano.
Serviço
Batismo do Veleiro ECO
Quando? Dia 3 de setembro às 9h.
Onde? Marina Itajaí - Rua Vereador Carlos Ely Castro n° 100, ao lado do Centreventos.
Programação
9h às 9h40 - Discurso de autoridades
9h40 às 10h - Batismo
10h às 10h30 - Início do coquetel
10h30 às 11h - Coletiva de imprensa.
Sobre a Marina Itajaí
A Marina Itajaí está localizada no centro da cidade catarinense de Itajaí – na Rua Vereador Carlos Ely Castro n° 100, ao lado do Centreventos, - um importante polo náutico, naval, turístico e industrial. Oferece atualmente 320 vagas que comportam desde pequenas embarcações até iates e veleiros com mais de 150 pés. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas são um diferencial na sua configuração; ainda há posto de combustível com bandeira BR e é a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui opções de lazer como espaço gastronômico e amplo estacionamento como parte de sua estrutura.
Mais informações: www.marinaitajai.com