2 de outubro de 2017

Águas de Penha lança projeto EMAS de educação ambiental


Alunos do 4º ano da Escola Básica Municipal João Batista da Cruz, da Praia de Armação do Itapocorói, em Penha, estão participando do projeto EMAS (Educação, Meio Ambiente e Saúde), lançado pelas Águas de Penha com o objetivo de focar em conhecimentos na área de saneamento e preservação ambiental. A intenção do EMAS é trabalhar de forma transdisciplinar com os estudantes, em encontros que envolvem atividades lúdicas e conteúdos aplicados. No município, 36 jovens estão participando do projeto que tem apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Conforme o biólogo e coordenador de projetos socioambientais da Águas de Penha, Luiz Gustavo Marzollo, o EMAS foi dividido em três módulos, tendo cada um deles duas atividades. No primeiro módulo, os estudantes participaram de uma palestra sobre a importância de não jogar lixo no mar, rios e córregos; a importância da utilização da água tratada, além de assistir um filme de animação sobre a conscientização e o uso racional da água.

“O projeto pretende fazer com que os alunos se tornem mais conscientes sobre a importância de preservar os recursos naturais e utilizar a água de maneira correta. Com isso, eles se transformarão em propagadores de atitudes positivas e ajudarão na preservação do meio ambiente”, pontua Luiz Gustavo.

Os estudantes também aprenderam sobre as consequências do lixo jogado no mar e nos rios. Durante a palestra, Marzollo destacou o exemplo da tartaruga marinha, que não distingue uma água viva (que faz parte da sua cadeia alimentar) de uma sacola plástica, imprudência capaz de provocar a morte do animal. No projeto, os jovens conhecem desde a forma como podem praticar educação ambiental diariamente até o processo de tratamento de água e sua importância para a saúde. A segunda parte do primeiro módulo do projeto será realizada dia 11 de outubro.