Estão convidados os portadores de Mielomeningocele que são atendidos pela casa, seus familiares e voluntários que ajudam nessa causa tão importante
Participam desse momento especial, as pessoas que são atendidas pela casa, seus familiares, voluntários, e até o prefeito Napoleão Bernardes confirmou presença. O lanche contará com a ajuda da comunidade. Durante a confraternização, a diretoria vai fazer uma prestação de contas.
Quem é a AAPPM
A Associação é uma Organização Sem Fins Lucrativos (ONG) que atende portadores de Mielomeningocele, e tem por missão promover a autonomia do portador da doença, ajudando-o a ser independente. AAAPM foi a primeira instituição de Santa Catarina especializada em atender pessoas portadoras desta patologia.
A AAPPM iniciou suas atividades em 2005 e, em 2013, intensificou suas ações já com uma sede própria, possibilitando, por meio dos serviços que oferece, a habilitação ou reabilitação dos portadores dessa doença. A entidade teve início com a junção de familiares de portadores de Mielomeningocele, que compartilhavam da mesma frustração por falta de orientação de um espaço para o atendimento da especificidade.
A doença
A Mielomeningocele é uma má formação da coluna que ocorre já nos primeiros meses de gestação. Assim que o bebê nasce é realizado o fechamento cirúrgico da lesão com pele. Os portadores dessa patologia podem apresentar problemas associados, como: hidrocefalia, incontinência urinária, fecal, distúrbios sensitivos (falta de sensibilidade e de movimentos) e ortopédicos (má formações ósseas), geralmente nos membros inferiores; pés com deformidades. Uma das causas para esses problemas é a falta de ácido fólico durante a gestação. A doença apresenta sequelas, a maioria de paraplegia, exigindo acompanhamento médico vitalício.
A patologia é mais frequente em indivíduos da raça branca. A incidência dessa doença varia de região para região. Estudos no campo da biologia e medicina apontam o deficit de suplementação de ácido fólico como principal causador da patologia~. A falta deste suplemento na gestação ou até antes da fase em questão é uma das afirmações mais sólidas da medicina quanto a principal causa da Mielomeningocele. Em nível global é de 0,1 a 10 casos a cada mil nascidos. No entanto, no Brasil a taxa é de 1,139 para cada mil nascidos. O País está em quarto lugar na incidência de nascidos com Mielomeningocele, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Onde será o café?
Na Escola de Ensino Básico Luis Delfino
Rua: São José, 222 (próximo ao Cemitério São José)
A partir das 14h
Informações: (47) 3323-2804.
