O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Pássaros de Luz atende gratuitamente 33 crianças e adolescentes com sequelas neuromotoras de lesão cerebral
A proposta do grupo é buscar formas diferenciadas de atender e trabalhar com as crianças e responder às suas necessidades de aprendizagem, desenvolvimento e consequente qualidade de vida. O Pássaros de Luz é uma entidade civil sem fins lucrativos, instituída como Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.
Segundo a coordenadora do projeto, Cristiane Nadaleto, para conseguir manter um espaço adequado para a realização dos atendimentos de 33 crianças e adolescentes, além das parcerias com a Fundação Catarinense de Educação Especial que cede 11 servidores e a Prefeitura de Itajaí, a entidade empenha-se em angariar recursos e voluntários que contribuam com a Instituição.
Anualmente a entidade realiza o Galeto Solidário e neste mês de novembro iniciou a venda dos Calendários 2018, que busca renda para manter os trabalhos no período fora da vigência das parcerias com a Prefeitura. A confecção do material foi custeada por colaboradores e patrocinadores que os próprios pais buscam ao longo do ano. "Os pais se unem para conseguir empresas que topem patrocinar a produção do calendário, sendo assim, toda a renda é destinada para a manutenção e sustentabilidade da entidade no período que fora da vigência da parceria com a prefeitura", comenta Cristiane.
Os calendários, no valor de R$ 10, podem ser adquiridos com os pais dos alunos e na secretaria da Instituição que fica na Rua Brusque, 241, Centro de Itajaí. Mais informações pelo telefone (47) 3349-9333.
Sobre o Pássaros de Luz
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Pássaros de Luz atua desde 2006 na promoção da inclusão social e dos direitos das pessoas com deficiência. Tem como objeto social, o atendimento especializado chamado Educação Condutiva, dedicado às pessoas com sequelas neuromotoras de lesão cerebral. Esse tipo de pedagogia contribui ao máximo para o desenvolvimento desse público, respeitando suas características, necessidades e interesses, oferecendo alternativas de maior autonomia e integração familiar, escolar e social.
O atendimento especializado desenvolvido pela instituição fundamenta-se nos princípios teóricos e práticos do sistema Petö ou Educação Condutiva. Segue suas normas e formas de organização. "Acreditamos e investimos na Educação Condutiva porque é uma proposta com teoria e prática pedagógica, com princípios educacionais atuando de forma efetiva na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas", afirma a Diretora Gracia Maria Nascimento Corrêa.


