Tá certo que o frio este ano está demorando a aparecer, embora já estejamos no outono há um
mês, mas, em se tratando de cuidados com a pele, as estações mais frias são um convite para tratamentos.
Quem esclarece é a Dra Adriana Dal Bello, CRM SC 15836, de Balneário Camboriú, que informa que no frio a pele requer cuidados especiais para se manter macia e sem ressecamento.
“Estações mais frias representam um bom período para tratamentos dermatológicos, que requerem menor exposição solar, como laser, peeling e aplicação de ácidos que visam o rejuvenescimento da pele”, aponta a médica.
Entre os procedimentos mais procurados estão o tratamento antirrugas, retiradas de pintas, flacidez, manchas, depilação a laser e remoção de tatuagens.
“Como a exposição ao sol tende a ser menor, os efeitos desses procedimentos são mais eficazes, pois as pessoas usam roupas mais fechadas e realizam menos atividades ao ar livre”, observa Adriana.
Vale lembrar que o uso de protetores solares continua necessário para proteção da pele, mesmo no frio.
Conheça um pouco mais sobre alguns procedimentos. Lembrando que todos devem ser realizados por médicos devidamente qualificados.
Peelings químicos: de leve a média profundidade. Indicados para auxílio no tratamento de melanoses solares, rugas finas, estrias e acne. Podem ser realizados até de 15 em 15 dias, ou mensais de acordo com orientação especializada.
Luz intensa pulsada: Esta técnica permite corrigir lesões faciais e corporais decorrentes do fotoenvelhecimento, como rugas finas, manchas no dorso das mãos, vasos faciais muito finos, rosácea, manchas solares, mudanças de textura da pele, olheiras, poiquilodermia (manchas, vasos e envelhecimento do colo e pescoço), entre outras. As sessões são realizadas mensalmente.
Microdermoabrasão / Peeling de cristal: O peeling de cristal é uma microdermoabrasão realizada na pele que utiliza cristais de hidróxido de alumínio. A aplicação leva, em média, 30 minutos e tem recuperação rápida. O tratamento é praticamente indolor, dependendo da intensidade utilizada pelo profissional.
Dra Adriana Dal Bello |