Com o objetivo de aliar agilidade na execução das concretagens, otimizar a mão de obra e garantir a segurança dos trabalhadores, a construtora Pasqualotto & GT Empreendimentos adquiriu um equipamento inédito em solo catarinense para concretar as lajes do Yachthouse by Pininfarina. O equipamento, instalado nesta semana é conhecido como Mastro distribuidor de concreto e permite a distribuição do concreto bombeado em cima da laje, sem a utilização de gruas e mangotes pesados.
Segundo o Engenheiro Civil Emilson Brugnara, responsável técnico do empreendimento, o equipamento já existe no Brasil desde 2010, porém, em Santa Catarina o Yachthouse será pioneiro em utilizar a técnica de concretagem. A Construtora Pasqualotto investiu mais de R$ dois milhões para aquisição do equipamento.
O Mastro distribuidor de concreto vem sendo cada vez mais utilizado no país, principalmente em edificações mais altas e em grandes projetos, se consolidando com um sistema eficaz e confiável para a construção civil, pois permite que a grua fique livre para ser aplicada na movimentação de carga, a qual foi projetada. A tubulação de bombeio do concreto pode ser montada pela abertura na laje e não mais como antigamente, por novas aberturas feitas somente para a tubulação.
O equipamento, de tecnologia alemã foi fabricado em São Paulo e será utilizado em toda a estrutura do Yachthouse, prevista para ser concluída em Abril de 2018. Os números do mastro distribuidor de concreto impressionam. Seu alcance horizontal atinge os 28 metros e com facilidade realiza um giro de 360°, permitindo alcançar todas as extremidades das lajes.
Conforme explica o Engenheiro Emilson, o equipamento é o mesmo que comumente outras obras utilizam para concretagem, mas com um diferencial. “Em outras obras utilizam o equipamento instalado em caminhões. A diferença é que o nosso é instalado em torre própria na estrutura da obra. Com esse sistema, nem a Pasqualotto e nem outra empresa aqui no estado já havia utilizado”, pontua Brugnara.
A tecnologia comumente usada em países como Estados Unidos e Panamá utiliza apenas um operador disposto de um equipamento acionado por controle remoto, no local da aplicação do concreto, ou seja, em cima da laje.
Emilson explica que o Yachthouse by Pininfarina é uma obra diferenciada na região e que por isso necessita de investimentos que agilizem a sua execução. “Equipamentos como este são fundamentais em obras deste porte e nosso objetivo é reutilizá-lo em outras edificações da Pasqualotto, principalmente pela análise que fizemos e as vantagens que poderemos ter, finaliza o Engenheiro.
O Yachthouse está sendo construído na Barra Sul, em Balneário Camboriú, anexo à Marina Tedesco. Sua estrutura é composta por torres gêmeas, com 78 andares cada, e 02 apartamentos por andar cada torre, totalizando 252 aptos. O empreendimento conta com assinatura de um dos maiores escritórios de desing do mundo, a italiana Pininfarina, que assina carros como Ferrari, Maserati e Lamborghini.