Uma pesquisa realizada pelo acadêmico de Administração da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Leonardo Dagnoni, traz novos dados sobre o perfil dos associados do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sincomércio). Entre os destaques, o recente levantamento aponta que 98,07% das empresas do universo pesquisado são do ramo varejista. O objetivo da pesquisa foi traçar um perfil das empresas e analisar a satisfação dos associados ao Sincomércio em relação aos serviços oferecidos.
Segundo a pesquisa, mais de 70% das empresas associadas à entidade têm mais de 15 anos de atuação no mercado. Do universo pesquisado, 28,84% possuem de 11 a 20 funcionários. O estudo revelou também que 25% das empresas têm mais de 30 funcionários. Outro dado interessante da pesquisa é que 86,6% das empresas que fazem parte do sindicato estão localizadas no centro de Balneário Camboriú.
Ainda segundo a pesquisa, 69,23% das empresas associadas a entidade, possui matriz na área de abrangência do sindicato (ou seja, não é filial). Entre os motivos que levam as empresas a se associar estão os produtos e serviços que o Sincomércio oferece, participar do associativismo, fortalecer o varejo e lutar pelos interesse do comércio local.
Segundo o presidente da entidade, empresário Hélio Dagnoni, a pesquisa reforça a importância do setor para a economia de Balneário Camboriú e Camboriú. “O comércio e o atacado ajudaram a aumentar a competitividade econômica das duas cidades e gera centenas de empregos”, enfatiza.