8 de setembro de 2017

Aplicativo da fintech SD Bank mira usuários desbancarizados das classes C e D

Estima-se que o Brasil tem 55 milhões de desbancarizados, em sua maioria pessoas economicamente ativas

Gerar empoderamento através de acesso aos serviços financeiros essenciais é o grande propósito da fintech catarinense SD Bank, que focou na população das classes C e D, sobretudo, estudantes, profissionais liberais, autônomos e empresários em início de carreira, que não conseguiam abrir contas em instituições bancárias “tradicionais”.
“Uma vez que as pessoas se sentem incluídas, elas passam a perceber seu valor. Nós queremos atender aqueles que até então estavam excluídos dos modelos ditos tradicionais. Mais do que abrir uma conta e gerar crédito, nós queremos mostrar aos desbancarizados que eles podem ter acesso a serviços financeiros essenciais e domínio de suas finanças”, destaca Adriano Silveira, CEO do SD Bank.
Depois de um ano de implantação, a startup lançou no mês passado (agosto) seu aplicativo. Através dele, usuários estão realizando pagamentos, transferências, cobranças programadas, emissão de boletos, cartão pré-pago e cheque digital, a sua maior aposta. O cheque digital - ou SD Cheque - é uma reinvenção do cheque impresso “tradicional”. A solução - inédita no mundo - propõe uma nova forma de pagamento que atende, especialmente, estabelecimentos que já usam outras opções de venda a prazo, como fiado em caderneta e cartões com bandeiras próprias de financeiras. Entre outras vantagens no uso do cheque digital está a de não necessitar comprar ou alugar equipamentos (maquininhas), já que todas as transações financeiras são realizadas de forma online, no aplicativo, diretamente pelo smartphone; o estabelecimento e o cliente final negociam valores e datas de cada parcela; e a gestão é feita numa única tela com os pagamentos a receber e a pagar.
Parceira MasterCard
Entre os parceiros que acreditaram na proposta do SD Bank está a MasterCard, bandeira oficial dos cartões pré-pago da fintech catarinense. A união vai proporcionar capilaridade a nível nacional, já que a bandeira é aceita em mais de 3 milhões de estabelecimentos em todos os estados.

Segurança
Quando uma nova fintech se lança no mercado nacional, uma das grandes preocupações dos usuários é o item segurança. O aplicativo do SD Bank - que está sendo validado por centenas de usuários desde seu lançamento no mês passado - garante o bloqueio de novas operações, quando o usuário, por qualquer motivo que seja, apresenta alguma pendência financeira. No caso do cheque digital, por exemplo, uma nova emissão só será permitida assim que ele regularizar sua pendência. E o credor, por sua vez, poderá analisar o “aceite” com base num scoring. Ou seja, o SD Bank quer agilizar as aberturas de contas, o que ocorre em até 5 minutos, mas sobretudo quer garantir que os usuários - pessoa física ou jurídica - sejam conscientes quanto à adimplência do crédito. Outra vantagem importante é que o aplicativo também permite ao emissor ter acesso a um documento para protestar inadimplência de cheques digitais em cartório. E em breve haverá a integração para registro no SPC e Serasa.
Por ser uma solução financeira online, o SD Bank atende usuários de qualquer lugar do Brasil. O APP está disponível para smartphones da Apple através do link https://goo.gl/tRRtRz e com sistema Android pelo link  https://goo.gl/dWfxVY . Nas próximas semanas serão implantadas novas funcionalidades.

Sobre o SD Bank
Situada na Grande Florianópolis (SC), a startup SD Bank é uma entre as mais de 250 fintechs brasileiras que acreditou neste segmento para se conectar com seu público-alvo, os desbancarizados. Estudantes, profissionais liberais, empresários em início de carreira, ou seja, pessoas físicas e jurídicas que buscam ultrapassar as barreiras até então impostas pelos bancos e financeiras tradicionais. Sobretudo aqueles que têm condições de quitação, mas pouco crédito na praça.
Além do cheque digital, o SD Bank vai oferecer toda uma plataforma com vários serviços financeiros, a fim de garantir que o cliente esteja no comando da sua vida financeira. São eles: cartão de crédito pré pago da bandeira MasterCard, parcelamentos de cheques digitais, antecipação de valores recebíveis, pagamentos de títulos, transferências, emissão de boletos, entre outros. Mais informações no site www.sdbank.com.br