Inscrições estão abertas e mulheres interessadas devem reservar sua vaga.A prática traz flexibilidade para as grávidas, o que pode ajudar na hora do parto.
Especialistas indicam que as grávidas devem engordar em média 2 quilos nos três primeiros meses e 500 gramas por semana a partir do segundo trimestre. Os quilos a mais podem ocasionar dores nas costas, na lombar e nas pernas, além de outras complicações. Para evitar esses problemas e ter uma gravidez mais tranquila e saudável, a prática da yôga é uma boa opção.
Em 2005 foi publicado um estudo mostrando que a prática da yôga na gestação diminui a incidência de partos prematuro. Dez anos antes os benefícios já haviam sido expostos no livro Understanding and Teaching Optimal Foetal Positioning, que mostrou que a prática da yôga na gestação previne a má posição do feto para o nascimento.
Gestantes de Itajaí, Balneário Camboriú, ou cidades próximas, terão agora a chance de praticar a atividade gratuitamente. As aulas de yôga, especialmente preparada para gestantes, irão ocorrer todos os sábados das 09h às 10h na Praia Brava. As mulheres que tiverem interesse podem ligar na Central de Vendas do Grupo Brava Beach, empresa que irá oferecer as aulas, para reservar sua vaga, obter mais informações e realizar sua inscrição. A atividade será realizada na sede da construtora, localizada na Av. José Medeiros Vieira (beira mar da Praia Brava), em Itajaí.
O professor de yôga Rodrigo Vivas, que irá ministrar as aulas, explica que a prática pode trazer muitos benefícios. “Levando em conta que a yôga melhora a flexibilidade, a gestante que pratica a atividade regularmente pode ter facilidade na hora do parto. Além disso, há benefícios emocionais para essas mulheres que estão em um período de transformação” explica Rodrigo.
Durante a prática, o que acontece é que a respiração e a postura da gestante melhoram. O resultado é um útero mais relaxado, uma placenta mais oxigenada e mãe e bebe mais tranquilos, fortalecendo o vínculodesde o início da gestação.
Aulas de Yôga já são oferecidas de graça para toda comunidade no Brava Beach
Em Itajaí, há dois anos aulas de Yôga gratuitas são oferecidas à comunidade. As atividades acontecem nas quartas-feiras e sábados das 8h às 9h na Praia Brava. O professor Rodrigo Vivas conta que há 20 vagas para quem gosta da prática. Além de uma turma fixa que já participa periodicamente, há sempre possibilidade de abrir espaço para mais pessoas interessadas. Para participar da yôga não é necessário inscrição antecipada, basta ir ao local nas datas e horários das aulas.
“A gente trabalha a administração do stress, tônus muscular, flexibilidade, técnicas de respiração, concentração e descontração muscular tudo isso para que o praticante tenha mais qualidade de vida e incorpore o método na vida pessoal” afirma Rodrigo.
A gerente de marketing, Viviane Olandoski, explica que a ideia de estender as aulas para as grávidas veio a partir do interesse delas. “Algumas gestantes já entraram em conosco interessadas em participar das aulas de yôga. No entanto, sabemos que os exercícios precisam ser mais específicos, há um cuidado mais especial e as turmas também precisam ser menores para que o professor possa dar uma atenção bem personalizada. Por isso, resolvemos montar essa nova turma e aguardamos agora as inscrições das mulheres interessadas para darmos início ao projeto”.
O que é Yôga?
A palavra yôga significa basicamente unir, integrar, comungar. A técnica surgiu há milhares de anos na Índia. Hoje, são mais de 10 diferentes métodos, sendo o Hatha Yôga o mais conhecido. Este consiste na uma prática de treinamento físico, mental e emocional. O Yôga ensina, por exemplo, como respirar melhor, relaxar, concentrar-se, trabalhar músculos, articulações, nervos, glândulas endócrinas e órgãos internos. Tudo isso através de técnicas corporais que respeitam o ritmo biológico do praticante.
Divulgação : Agência A