Um convite para pensar a relação das pessoas com seus espaços preferidos, e com a cidade onde vivem, foi o mote da 13ª edição da Mostra Casa&Cia. A exposição que apresentou 58 ambientes em dois endereços foi, mais uma vez, sucesso de público. Com a proposta inovadora de funcionar simultaneamente em Florianópolis e no Passeio Pedra Branca, em Palhoça, a Mostra conseguiu dialogar com os visitantes apresentando propostas de inovação, sustentabilidade e as tendências da arquitetura, decoração e design.
Com o tema A Casa e a Casa das Casa a Mostra Casa&Cia 2014 reuniu os mais variados tipos de projetos, todos marcados pelo alto padrão das peças e acabamentos. Puderam ser vistos espaços que sugerem a convivência e aconchego representados pelas opções de cozinhas gourmet e lounges. Escritórios e lofts marcaram presença demonstrando como podem se tornar personalizáveis. Ambientes como varandas e garagens também foram apresentados. Um dos destaques desta edição foi o quadrilátero de luxo que ofereceu a oportunidade do público comprar joias, artigos de decoração e degustar delícias da confeitaria italiana. Durante as sete semanas circularam pelo mix de ambientes 16 mil pessoas, um crescimento de 147% em relação ao ano passado.
Além dos ambientes, os visitantes acompanharam apresentações musicais e bate-papos com grandes nomes da decoração e design como Ana Revello Vazquez e Roque Frizzo, da equipe de criadores da Saccaro; César Cini, presidente e fundador da Cinex e Cátia Giacomello, arquiteta; Celaine Refosco, diretora criativa do Orbitato e Roselie Lemos, coordenadora executiva da Bienal, são alguns dos profissionais que palestraram nos eventos paralelos. Parceiros e patrocinadores também movimentaram as noites na Mostra Ilha e na Mostra Passeio com jantares e encontros para troca de experiências.
A Mostra recebeu também um Almoço-Debate realizado pelo LIDE Santa Catarina - Grupo de Líderes Empresariais, que abordou o tema sustentabilidade trazendo Roberto Klabin, empresário do ramo de papel e celulose e fundador do SOS Mata Atlântica, e outros convidados para falar sobre a questão da utilização da água como recurso no Brasil.
Para o curador da Mostra Casa&Cia, Abreu Jr., o evento está cada vez mais consolidado. "Além de ser uma mostra de tendências é também um espaço que estimula o posicionamento, se firmando como gerador de ideias e conteúdos, fomentando dessa forma, o melhor design, arquitetura de qualidade e reflexões urbanas", pontua o arquiteto.
A estrutura da Mostra Ilha, na SC-401 anexo ao Primavera Garden, foi construída para ser a nova sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) a partir de 2015. Com área total de 5,7 mil metros quadrados o prédio contará com espaços comuns de trabalho, auditório e salas de reunião, jardim interno, entre outros diferenciais. Segundo o arquiteto responsável, Guilherme Moki, a nova sede deverá traduzir os valores e conceitos das empresas de tecnologia catarinenses. O arquiteto também participou da Mostra com a concepção da recepção e do lounge central, espaços comuns entre os dois projetos.
A Mostra Casa&Cia 2014 é uma realização do Diário Catarinense, com apresentação da Cassol Centerlar, patrocínio Dimas Empreendimentos e Dimas Volvo, Pedra Branca Cidade Criativa, Santa Rita Iluminação e Hunter Douglas e apoio da One Yatchs, Sebrae, Estação 261, Cyrela e Portobello Shop Florianópolis.
Divulgação: Estrutura de Comunicação.
Crédito da foto: Daniel Oliveira.