Pessoas com um caminho e uma paixão a seguir e que desejam começar novas iniciativas para tornar o mundo um lugar melhor estão espalhadas pelos quatro cantos do planeta, embora muitas vezes possam passar despercebidas. Um dos principais objetivos do Selo Social é jogar a luz sobre todos aqueles que tomam para si a missão de tentar resolver problemas ou atender as necessidades da comunidade local, atuando como protagonistas de uma história.
Para atingir este objetivo, a equipe de capacitação do Instituto Abaçaí promoveu, na Cascata do Encanto, em Camboriú, o Curso de Protagonismo Social do Programa Selo Social de Balneário Camboriú. De acordo com Edson Leal, um dos facilitadores do encontro, a ideia é que, por meio de dinâmicas, as pessoas sejam “provocadas” a atuar como agentes de transformação social, adquirindo a consciência de que, para fazer a diferença, basta disponibilizar os recursos já existentes. O encontro contou com a participação de 24 representantes da iniciativa privada, órgãos públicos e Organizações Não Governamentais (ONGs).
Em suma, a ideia é aguçar o senso de pertencimento à comunidade, estimulando todos – sejam pessoas ou organizações – a colocarem a “mão na massa”. A mudança social a que se almeja está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que envolvem questões de educação, saúde, meio ambiente, vulnerabilidades sociais, entre outros.

Essa mudança de postura também pode ser ilustrada pela expansão do Selo Social, que teve início em Santa Catarina e, num segundo momento, despertou o interesse de municípios paulistas. Essa mobilização ganha cada vez mais forças e ultrapassa ainda mais fronteiras.
De acordo com Liege Pedrozo, Gestora de Marketing da BBa Reiki, empresa investidora do projeto Selo Social de Balneário Camboriú, o encontro foi fundamental para estimular o desenvolvimento do lado humanitário de cada um dos envolvidos, além de promover a integração entre os participantes. Já para Fernando Assanti, Gerente de Marketing da Faculdade Avantis, o encontro serviu para a articulação de uma rede de contatos locais e de pessoas interessadas em promover o bem social. Segundo ele, foi possível conhecer as pessoas que estão envolvidas neste ambiente, fazer amizades e fortalecer a rede para desenvolver atividades sociais de forma mais integrada.
Sobre o Selo Social
Idealizado pelo Instituto Abaçaí, o Selo Social é um certificado concedido a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que demonstrem compromisso social. Durante o processo de certificação, os setores se mobilizam na realização de ações em prol da comunidade por meio dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio definidos pela ONU. Empresas, entidades sociais e órgãos públicos podem se inscrever gratuitamente para participar da certificação do Selo Social. Mais informações em: www.selosocial.com .

