29 de agosto de 2016

EVENTO REÚNE RENOMADOS PROFISSIONAIS DA ARQUITETURA NACIONAL EM ITAJAÍ.

As novas formas de pensar as cidades serão discutidas na próxima sexta-feira, 02 de setembro.
Com o objetivo de reunir profissionais da arquitetura e urbanismo com expressão nacional e internacional para uma discussão qualificada sobre o atual mercado, o escritório RKA Container de Itajaí promove no próximo dia 02 o Container Rizoma. 
O evento vai discutir as diferentes realidades entre os escritórios de arquitetura e urbanismo e a novas formas de pensar, produzir e interagir a arquitetura e as cidades. 
Para o debate foram convidados profissionais envolvidos em entidades de classe, com destaque na produção de projetos e profissionais da mídia nacional.
“A intenção é discutir a distância existente entre os escritórios de arquitetura, a quarta revolução industrial, as novas tecnologias e como podemos mudar o cenário das cidades começando uma nova realidade em rede e não mais fechados dentro das nossas "caixas", explica o arquiteto e idealizador do evento, Rodrigo Kirck.
O Container Rizoma tem o apoio do NCD (Núcleo Catarinense de Decoração).
Profissionais convidados:
Arq. Dietimar Starke - Idealizador da Nave do Conhecimento (Rio de Janeiro) e ganhador do Architizer Awards 2015 - Nova Iorque | Premiado em concursos internacionais como Museu da Mulher Islâmica no Egito
Arq. Roberto Simon - Ouvidor do CAU/BR e membro da UIA - União Internacional dos Arquitetos | Paris
Arq. Fernando Serapião - Editor da Revista Monolito e editor da Revista Projeto por 12 anos
Arq. Mário Figueroa - Professor da Escola das Cidades, Coordenador de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie e premiado em diversos projetos nacionais e internacionais.
Arq. Rodrigo Marcondes Ferraz - Representando a FGMF | Escritório com o maior número de premiações nacionais e internacionais do Brasil. 
Fachada frontal da RKA Container
Sobre a RKA Container:
O projeto Container, situado na cidade portuária de Itajaí (SC), tem como objetivo intervir sobre um modelo conceitual, interagir com as questões da sustentabilidade, propor uma construção modular industrializada e ao mesmo tempo possibilitar, através da arquitetura e criatividade, a aproximação com a natureza e a arte.
 Os containers (TEU ́s – Transporting Encapsuled Unit) são peças unitárias que emolduram a paisagem urbana na região e, neste cenário, o projeto utiliza como unidade de base os containers reciclados. 
O projeto conta com um sistema projetado para reduzir o uso de iluminação artificial. Além disso, sobre os containers estão instalados dois grandes telhados-jardins que cumprem várias funções: reduzir o impacto da radiação solar, captar água das chuvas para reuso e ser um reservatório de águas pluviais, diminuindo o impacto no sistema de coleta pública.