1 de novembro de 2016

Projeto InovAMFRI apresenta estudo sobre avaliação de ambiente e traça ações para o turismo regional.













Relatório está em fase de conclusão e deve ser finalizado em dezembro, com a apresentação de um produto turístico inovador para a região da AMFRI.
 Equipes ligadas ao turismo da Costa Verde & Mar, além de profissionais do trade, participaram da primeira oficina do relatório de avaliação de ambiente, cujo foco é fomentar uma ação inovadora regional para a atividade turística. O encontro foi realizado na tarde de segunda-feira (31/10), no auditório da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), em Itajaí. 
No encontro foi apresentada uma análise da situação atual sobre o ponto de vista dos gestores públicos e os resultados da sondagem com o trade e moradores. A empresa Prisma Consultoria, por meio de processo seletivo é responsável por conduzir o eixo do turismo que tem como objetivo final apresentar uma ação inovadora, seja uma ferramenta, um produto tecnológico ou um novo roteiro, por exemplo. A equipe de trabalho visitou todos os municípios para reconhecimento in loco.
Este é um passo do projeto InovAMFRI para o segmento, entre tantos outros que têm o objetivo de assegurar emprego e renda em uma economia sustentável no futuro para região. “Nós obedecemos a critérios técnicos para a elaboração do projeto. O turismo foi escolhido como uma das ações porque é o fator de integração da economia dos 10 municípios associados à AMFRI”, avalia o gerente do InovAMFRI, João Luiz Demantova.  
O relatório mostrou uma análise da Gestão Regional, em que os participantes avaliaram positivamente a situação da gestão da AMFRI e do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (Citmar), porém apontam que requer aproximação com entidades empresariais. Nas considerações levantadas com o trade, as inovações da região que tiveram um impacto positivo foram a captação dos eventos Volvo Ocean Race e o Roteiro de Cicloturismo. Já na pesquisa feita com a população, os entrevistados indicaram que conhecem a região Costa Verde & Mar, mas desconhecem a programação turística em municípios vizinhos. 
“A ação inovadora regional a ser escolhida tem que ser algo que atenda à demanda e esteja dentro do orçamento previsto já determinado pelo Projeto InovAMFRI”, reforça a gestora técnica do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar, Vivian Floriani. No dia 6 de dezembro será a última oficina, mesma data em que a ação inovadora deverá ser apresentada ao grupo.