Lojas de decoração de Florianópolis chegam a comercializar produtos antes mesmo da apresentação oficial na Itália
É indiscutível, todos os anos, durante o mês de abril, Milão, na Itália, ganha os holofotes do mundo. Isso porque a cidade italiana considerada meca do design mundial se transforma com a realização do Salão Internacional do Móvel, que em 2017 ocorre até 9 de abril. Mas, há muito que a Semana do Design de Milão vai além das exposições do ISaloni. A capital internacional do design se torna palco de um verdadeiro festival a céu aberto, tomando as principais ruas com mostras e instalações especiais. Não por menos, o circuito denominado Triennale di Milano tem conquistado cada vez mais visitantes em busca de produções culturais, criativas, educativas e com muito conteúdo.
Por outro lado, o Salão do Móvel atrai lojistas e profissionais da área de vários cantos do mundo atentos ao que tem de novo. A feira é uma verdadeira arena de negócios e sem dúvida faz girar e aquece o mercado do mobiliário e complementos do décor. São grandes marcas expondo seus produtos e conceitos e grandes empresários de olho, garimpando peças diferenciadas para compor o portfólio de produtos de suas lojas. Uma das vantagens hoje em dia é o acesso que lojistas e consequentemente consumidores têm às linhas lançadas em Milão. Antes, a espera poderia durar muitos meses, agora um lançamento pode ser revendido mesmo antes da apresentação oficial ao mercado. Alguns associados do Núcleo Catarinense de Decoração de Florianópolis, por exemplo, se enquadram neste perfil.
O empresário Ricardo Rabaça, que tem um showroom exclusivo da Natuzzi na Capital diz que hoje é possível lançar produtos simultaneamente ao evento internacional.
“O mercado de luxo no Brasil é um dos que mais cresce e isso fez com que muitas marcas voltassem seus olhos para cá, diminuindo ou até eliminando o tempo de espera da chegada das novidades por aqui”, declara.
Além disso, a grife italiana de estofados - que prima pela qualidade aliada à tecnologia estrutural - tem uma de suas fábricas no Brasil, em Salvador, à frente da produção de linhas premium. Isso, segundo ele, facilita o acesso aos produtos lançados agora em Milão.
Na exposição intitulada Corian® Cabana Club - Exploring the World of Maximalism estão à mostra todas as cores da Corian das novas coleções ‘Concrete’, ‘Prima’ e ‘Onyx. Isso, lá em Milão. Mas, aqui em Florianópolis, na loja Infinita Superfícies - parceira da Dupont, fabricante de Corian - algumas das cores já são comercializadas aos clientes finais.
“Os tons novos estarão disponíveis para venda a partir do segundo semestre de 2017. Mas nós já estamos fazendo a venda dessas cores, para obras com entregas a partir de agosto”, pontua a empresária Deise Meinert.
Sem barreiras mercadológicas e de comunicação
Por que isso acontece? Porque hoje, muitas fábricas lançam primeiro para os lojistas parceiros em eventos segmentados em São Paulo. Escolhem lugares pontuais e apresentam para um grupo seleto os protótipos, sentem o mercado nacional para somente depois lançar o produto na feira internacional. Na opinião da empresária Maria Terezza Vanelli, da Studio Ambientes e vice-diretora do NCD Florianópolis, isso ocorre muitas vezes para minimizar as falhas nas concepções das linhas.
“O lojista é a ponte com o consumidor, ele tem a real percepção de como o mercado responde, e para a indústria é um caminho mais assertivo”, ressalta.
A loja Studio Ambientes participou de experiências como esta para conhecer lançamentos da grife brasileira A Lot Of Brasil, por exemplo. Inclusive, foi em uma avant premiére da marca na capital paulista que Maria conheceu a cadeira Cariri, design de Andrea Borgogni (foto abaixo), um jovem italiano, peça que exposta no Salão de Milão 2017 e que em poucos dias chega à loja de Florianópolis. Isso porque a encomenda foi feita antes mesmo da apresentação internacional. O nome da linha surgiu em razão da madeira utilizada, a tauari, típica do Brasil, e muito comum entre os artesãos do Cariri cearense, os quais usam para esculpir peças de arte.
Para Maria, a aprovação antecipada do mercado nacional interfere também na aposta da grife em um determinado produto. “Dessa maneira eles conseguem mensurar em nível nacional quais as peças mais desejadas pelos lojistas e as mais conceituais, que possam ter maior impacto na feira internacional.”
Segundo a franqueada da Bontempo em Florianópolis, Andreza Michelon, outro fator que contribui para a agilidade do processo entre indústria, lojista e consumidor é a questão da comunicação sem fronteiras. A informação é muito rápida. As pessoas acompanham as coberturas dos eventos por blogs, sites e redes sociais em tempo real.
“Os consumidores - sejam finais ou especificadores - curtem ver as novidades e já chegam na loja sabendo o que querem, inclusive citando marcas”, pontua a empresária.
Na Bontempo da Capital, alguns acabamentos em vidro da Cinex - marca parceira da loja de móveis planejados de alto padrão - apresentados em MIlão já estão em linha e outros por chegar.
“Não é só acesso ao novo, mas o que você faz com ele, como comunica ao mercado, como lança, como adapta isso às exigências do consumidor brasileiro, que tem características e necessidades bem diferentes de outros países” reforça Andreza.