O projeto EMAS, que iniciou na última sexta-feira (19), tem foco voltado para educação, meio ambiente e saúde
A intenção da atividade é trabalhar de forma transdisciplinar com os estudantes, em encontros que envolvam atividades lúdicas e conteúdos aplicados. Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos de educação socioambiental da Águas de Bombinhas, explica que inicialmente o projeto tem duração de três meses, em encontros quinzenais.
“Os alunos são propagadores da informação, o que aprendem nas aulas repassam para as famílias. E assim o conhecimento vai sendo repassado pelo município”, comenta. Ainda de acordo com ela, cerca de 60 estudantes que compõem duas turmas do quarto ano estão participando das aulas.
O projeto EMAS conta em sua programação com uma mescla de aulas, atividades lúdicas e visitas a campo – todas as ações com o apoio e aprovação da Secretaria Municipal de Educação.
Parada Pedagógica
Para conhecer melhor os alunos e o corpo pedagógico, a bióloga participou de uma Parada Pedagógica, realizada na escola Dilma Mafra, no sábado (13). O evento faz parte do calendário escolar organizado pela Secretaria Municipal de Educação e conta com projetos que beneficiam a escola e os estudantes. Durante a manhã foram realizadas diferentes oficinas como reciclagem, culinária, aulas de grafite e construção da composteira.
Raquel explica que este encontro foi fundamental para conhecer com mais detalhes a rotina dos alunos e da comunidade. “Pudemos conhecer o grupo pedagógico que atua na escola e o lindo trabalho que desenvolvem com o apoio das famílias. Nossa intenção é somar com as atividades do projeto”, completa.