Renata Stulp Scheide destaca os benefícios de usar as festas de final de ano para estreitar os laços com a família e amigos e o quanto esta atitude pode ser benéfica
De acordo com a psicóloga Renata Stulp Scheide, o ideal é fazer com que este momento vá além das formalidades do Natal e represente mais do que apenas vestir-se com uma roupa nova, comprar presentes e fazer uma bonita ceia.
"Este é o momento para tornar a vida ainda mais satisfatória. Afinal, é extremamente saudável ficar perto das pessoas que você ama. Por isso, devemos aproveitar esse momento das comemorações e dessa cultura de se unir, para curtir ao máximo os momentos e valorizar a família", pontua.
Para a psicóloga, a importância dessa atitude diante dos compromissos familiares nas festas de final de ano é única e estar perto da família - que é um porto seguro para a maioria das pessoas - reforça os laços e estreita os vínculos.
"Mesmo que estejamos distantes, sabemos que serão nos momentos de mais necessidade que eles estarão lá, ao nosso lado. É também nessas reuniões familiares que podemos crescer como pessoa e utilizar o momento de partilha para aprender lições importantes. Por exemplo, aceitar e aprender com as diferenças, valorizar e reconhecer o que o outro tem de bom, além de nos deixar mais abertos às mudanças, a superar mágoas e assim, ser feliz ao lado de quem se ama", afirma Renata Stulp Scheide.
Então, vale à pena seguir a dica da psicóloga. Mais importante que o presente do amigo secreto ou se alguém vai ou não colocar uva passa no arroz é curtir esses momentos únicos em família.