13 de agosto de 2018

Ricardo Pauletti apresenta concerto gratuito em Itajaí

Violonista é atração desta quarta-feira (15), na Escola de Música Arte Sonora

O violonista Ricardo Pauletti apresenta concerto de violão solo nesta quarta-feira (15) em Itajaí. O evento faz parte da programação do 2º Circuito de Música Erudita, promovido pela Escola de Música Arte Sonora com apoio da Fundação Cultural de Itajaí e da Pizzaria Mamma Mia. O concerto ocorre às 20h, no auditório da escola, e tem entrada gratuita.

Para a apresentação, o músico preparou um programa com peças de compositores brasileiros, entre eles Garoto e Mauricio Carrilho. Também apresentará composições e arranjos próprios para violão de sete cordas, como Baião Açu, Dança das Segundas e Valsa da Saudade.

Ricardo Pauletti estudou violão erudito no Brasil e na Espanha. Posteriormente, passou a se dedicar ao choro e ao violão de sete cordas, atuando sem fronteiras entre o popular e o erudito. É graduado em Música pela Univali e mestre em Música pela Udesc, na qual defendeu a dissertação “O violão de sete cordas no Brasil e sua trajetória de acompanhador a solista”.

O violonista possui dois álbuns gravados e um DVD. Já se apresentou em diversos lugares do mundo, como França, Chile, Peru, México e Argentina. Desde 2009, é professor do Conservatório de Música Popular de Itajaí.

A apresentação do artista será na Escola de Música Arte Sonora, que fica localizada na Rua Amâncio Coelho, 72, no Centro de Itajaí (fundos do Clube Barroso).

O que: Concerto de violão solo com Ricardo Pauletti
Quando: 15 de agosto, às 20h
Como: Entrada gratuita
Onde: auditório da Escola de Música Arte Sonora
Mais informações pelo telefone (47) 2125-2123 ou e-mail escolaartesonora@gmail.com

Sobre o Circuito de Música Erudita:
A segunda edição do Circuito de Música Erudita conta com novidades que tem encantado o público. Neste ano, o evento ampliou o número de concertos gratuitos e trouxe artistas com carreira internacional, além de apresentações inéditas. O circuito é realizado pela Escola de Música Arte Sonora com apoio da Fundação Cultural de Itajaí, por meio do Edital Eventos Culturais Comunitários, e da Pizzaria Mamma Mia.

Ao todo, serão nove concertos gratuitos em 2018. A Escola de Música Arte Sonora também inovou nas formações musicais do evento, incluindo apresentações de canto erudito. Nos próximos meses, mais dois concertos estão previstos: uma homenagem a Astor Piazzolla com acordeon, piano, violino e violoncelo, no dia 22 de setembro; e um concerto de árias de ópera, no dia 20 de outubro, com a soprano Letícia Liberato e o pianista Alberto Damián Montiel.

Sobre a Escola de Música Arte Sonora:
A Escola de Música Arte Sonora foi inaugurada em 25 de abril de 2016 por meio de uma parceria com a Sociedade Musical Guarani. Localizado no Centro de Itajaí, o espaço tem 185m² de área disponível, salas de aula equipadas e um auditório para até 100 pessoas. Além de propor uma metodologia de ensino diferente e a valorização do músico, a intenção da escola é ser um local onde todas as artes podem se conectar. Para isso, os sócios Anderson Gustavo Gandin, Luan Cavalleri, Micael Graciki e Ubiratan Matos abrem espaço, mensalmente, para concertos, shows, exposições e oficinas. A escola oferece ainda os cursos de acordeon, piano/teclado, violino, canto, guitarra, violão, flauta doce, bateria, musicalização infantil, contrabaixo, percussão, canto coral, teoria da música, saxofone, clarinete, entre outros.