Uma reunião realizada entre a concessionária Águas de Camboriú e os vereadores do município esclareceu uma série de informações para a Câmara e propostas para atender melhor a população. Dentre os pontos discutidos estava a criação de uma comissão para fiscalizar todas as intervenções nas vias urbanas (pavimentação) que a empresa faz no município e que, desde já, se comprometeu a refazer as que não atenderem as exigências de qualidade. Na ocasião, outros temas como substituição de hidrômetros (HD), instalação de caixas-padrão, tarifa social e falta de água, também foram tratados
A concessionária comunicou que vai contratar um fiscal para acompanhar as obras de repavimentação de ruas. Durante a reunião na Câmara, o presidente da concessionária, Ricardo Miranda, ressaltou aos vereadores a necessidade, de regulamentar através de lei, a Tarifa Social, destinada a atender pessoas consideradas vulneráveis sócio e economicamente do município.
O propósito da tarifa social é atender de forma justa aqueles que necessitam de um tratamento diferenciado. Ela incide tanto no valor do metro cúbico de água consumida, como na tabela de serviços. Durante a reunião, Ricardo Miranda voltou a explicar aos vereadores que a concessionária não cobra a substituição dos hidrômetros vencidos e fraudados e que a instalação das caixas-padrão se faz necessária para permitir a leitura correta e dar mais segurança aos consumidores.
Na reunião, Ricardo também apresentou o cronograma de obras e o conjunto de melhorias no sistema de distribuição, que a empresa está realizando no sistema de distribuição de água e destacou que, desde que a concessionária assumiu a concessão, já investiu mais de R$ 25 milhões em Camboriú. “Fizemos em dois anos o que não foi feito em 30 anos”, pontuou. “Se o serviço estivesse nas mãos da prefeitura, não teria sido realizado um terço das obras que a concessionária realizou neste período. Claro que tem transtornos e muita coisa para melhorar e outras que fogem do próprio controle da empresa, mas os investimentos vão melhorar o sistema de distribuição de água do município”, destacaram alguns dos vereadores.
“Todos os investimentos que estão sendo realizados são para garantir a segurança hídrica e melhorar o abastecimento aos moradores de Camboriú”, acrescentou Ricardo. O presidente da concessionária anunciou ainda aos vereadores que a empresa já elaborou o projeto técnico para a instalação do sistema de tratamento de esgoto do município e está disposta a assumir todos os investimentos necessários para a implantação da obra.